domingo, 4 de setembro de 2011

Gimnosperma

As Gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; esperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado.Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.






Pinariu mais conhecido como Pinheiro.
Os pinheiros são árvores pertencentes à divisão Pinophyta, tradicionalmente incluída no grupo das gimnospérmicas.Os pinheiros são monóicos, ocorrendo cones masculinos e femininos na mesma árvore.




Aloe vera , conhecida popularmente no Brasil como Babosa e em Portugal como aloés, é uma espécie de planta do género Aloe, nativa do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha. 



Pteridófitas


As Pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas com vasos condutores do tipo xilema ou lenho e floema ou líber. Apresentam o corpo na forma de cormo, isto é, com raiz, caule e folhas verdadeiros.Como as briófitas, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações da fase gametofítica(G) com a fase esporofítica(E), sendo esta última a fase predominante no ciclo de vida. E > G. As pteridófitas podem ainda ser classificadas como plantas criptógamas, por não produzirem flores.



                                                         
                                   Samambaia . conhecida popularmente como " Samambaia chorona " .     
As samambaias são plantas vasculares que não produzem sementes, reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo de vida curta (o protalo), que por sua vez produz gâmetas para dar origem a uma nova planta. As plantas totalmente desenvolvidas, são formadas por um caule, um rizoma e as folhas.






                                         


Platycerium bifurcatum C.Chr, planta conhecida popularmente como chifre de viado no Brasil recebeu este nome por ter suas folhas semelhantes aos chifres de um veado.Esta é uma planta de clima úmido, necessitando de irrigações, para não se ressecar. Em geral esta planta não tem problemas durante as épocas frias do ano, desde que receba alguma iluminação para que possa realizar fotossíntese, já durante as épocas mais quentes, devemos ser cuidadosos com o sol, que pode vir a queimar as suas folhas.