domingo, 4 de setembro de 2011

Pteridófitas


As Pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas com vasos condutores do tipo xilema ou lenho e floema ou líber. Apresentam o corpo na forma de cormo, isto é, com raiz, caule e folhas verdadeiros.Como as briófitas, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações da fase gametofítica(G) com a fase esporofítica(E), sendo esta última a fase predominante no ciclo de vida. E > G. As pteridófitas podem ainda ser classificadas como plantas criptógamas, por não produzirem flores.



                                                         
                                   Samambaia . conhecida popularmente como " Samambaia chorona " .     
As samambaias são plantas vasculares que não produzem sementes, reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo de vida curta (o protalo), que por sua vez produz gâmetas para dar origem a uma nova planta. As plantas totalmente desenvolvidas, são formadas por um caule, um rizoma e as folhas.






                                         


Platycerium bifurcatum C.Chr, planta conhecida popularmente como chifre de viado no Brasil recebeu este nome por ter suas folhas semelhantes aos chifres de um veado.Esta é uma planta de clima úmido, necessitando de irrigações, para não se ressecar. Em geral esta planta não tem problemas durante as épocas frias do ano, desde que receba alguma iluminação para que possa realizar fotossíntese, já durante as épocas mais quentes, devemos ser cuidadosos com o sol, que pode vir a queimar as suas folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário